"Santas as visões, santas as alucinações, santos os milagres, santo o globo ocular, santo o abismo." (Allen Ginsberg)

20.4.09

Ensaio sobre a cegueira

"ver, ver, ainda que não fosse mais que umas vagas sombras, estar diante de um espelho, olhar uma mancha escura difusa e poder dizer, Ali está a minha cara, o que tiver luz não me pertence." "seria só uma fadiga infinita, uma vontade de enrolar-se sosbre si mesma, os olhos, ah, sobretudo os olhos virados para dentro, mais, mais, mais, até poderem alcançar e observar o interior do próprio cérebro, ali, onde a diferença entre o ver e o não ver é invisível à simples vista." "Este é o retrato do meu corpo, pensou, este é o retrato do corpo de quantas aqui vamos, entre estes insultos e as nossas dores não há mais do que uma diferença, nós, por enquanto, ainda estamos vivas." imagem . Blindness, de Fernando Meirelles, Brasil, Canadá, Japão, 2008 (clique na imagem para ampliá-la) texto . Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago mais Saramago em : www.caderno.josesaramago.org mais Blindness em : www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br

Marcadores:

7 Comments:

Blogger xywy said...

Oi Matheu. Há tempo que passo por aqui só pra ler. É quase que o meu minuto de enlevo, distração e reflexão... pois na correria tiro um tempinho pra divagar. E hoje me deparei com Saramago, que gosto muito. Mas ainda não vi o filme... a propósito, de filmes eu pulo pra livros... este ano vou na flip, não vejo a hora! peninha que o Saramago não vai.... mas vai o Chico Buarque... um abraço
Josi

4:49 PM

 
Anonymous O Cara da Locadora said...

Eu preciso ler o livro, absurdo não tê-lo feito... Saramago parece-me genial à prmeira vista...

Abraços...

1:31 AM

 
Blogger xywy said...

Ele é realmente genial, quer uma dica? ou melhor 4 diacas? "Memorial do Convento", "Jangada de Pedra", "Todos os nomes" e a auto biografia "Pequenas Memórias", esse é muito legal.
Boa leitura!

Josi

11:05 AM

 
Blogger ana f. said...

o livro é lindo, pesado e desesperador. e o filme não deixa a desejar. saramago é o cara sem sombra de dúvida. ainda quero ler muita coisa dele.



........uakti........

6:14 PM

 
Anonymous matheus matheus said...

Joseliane!!! Não consegui te linkar!!! Se tiver blog ou equivalente deixo-o no espaço de links para que eu possa visitá-la. Memoria do Convento já li, realmente maravilhindo. Outro dia, na faculdade onde uma amiga estuda, trombei com um chamado Objecto-coisa. Me atraiu quase que magneticamente, mas não pude pegá-lo emprestado pois a biblioteca é só para alunos. Vou tentar comprá-lo.
Fico realmente muito feliz de que tenha gente assim como você que visite meu blog com frequência e prazer. Aliás, Ana F. e O Cara da Locadora são outros bons exemplos deste público para o qual publico.
Obrigado por tudo, Julie Newman, e hasta la vista, baby.

1:39 PM

 
Blogger xywy said...

Matheu, coloquei o link para o seu bog direto no meu, assim vejo a cada vez que vc posta algo... heheheh.

o meu é http://www.josistanger.blogspot.com

ah... e esse livro que vc citou, Objeto Quase, um profesor indicou na época de faculdade... mas ainda não li.... e olha que faz muito tempo isso. As vases acho que precisava de outras vidas pra ler tudo que quero.
um abraço.
Josi

3:59 PM

 
Blogger josi stanger said...

puxa vida Matheus, sou meio devagar no blog, mas achei na configuração do blog, existem uma áres que vc pode ativar, dar um nome e acrescentar um "não lembrei o nome"... acho que não ajudou muito... vou ter olhar lá direitinho pra te dizer... hehehe
guenta aí.

Josi

4:59 PM

 

Postar um comentário

<< Home