"Santas as visões, santas as alucinações, santos os milagres, santo o globo ocular, santo o abismo." (Allen Ginsberg)

29.4.09

O Amor nos Tempos do Cólera

"Florentino Ariza se lembrou de uma frase que ouvira menino do médico da família, seu padrinho, a propósito da sua prisão de ventre crônica: "O mundo está dividido entre os que cagam bem e os que cagam mal." Sobre esse dogma o médico elaborara toda uma teoria do caráter, que considerava mais certeira do que a astrologia. Mas com as lições dos anos, Florentino Ariza a formulou de outro modo: "O mundo está dividido entre os que trepam e os que não trepam." Desconfiava dos últimos: quando saíam dos trilhos, era para eles tão insólito que alardeavam o amor como se tivessem acabado de inventá-lo. Os que o faziam amiúde, em compensação, viviam só para isso. Sentiam-se tão bem que se comportavam como sepulcros lacrados, por saberem que da discrição dependia sua vida. Nunca falavam de suas proezas, não confiavam em ninguém, bancavam os distraídos até o ponto de ganharem fama de impotentes, de frígidos, e sobretudo de maricas tímidos, como era o caso de Florentino Ariza. Mas se compraziam no equívoco, porque o equívoco também os protegia. Eram uma loja maçônica hermética, cujos sócios se reconheciam entre si no mundo inteiro, sem necessidade de um idioma em comum. Daí o fato de Florentino Ariza não se surpreender com a resposta da moça: era um dos seus, e portanto sabia que ele sabia que ela sabia."
imagem 1 e texto . El amor en los tiempos del cólera, de Gabriel García Márquez
imagem 2 . Love in the time of the Cholera, de Michael Newell, EUA, 2007

Marcadores:

2 Comments:

Blogger ana f. said...

que pedacinho delicioso de texto! quero muito ler esse livro!



filme mais que wonderful! sem comentários! até a shakira tava bacana! hehe..



só não gostei de ser em inglÊs e tudo mais, mas isso a gente esquece, já que o filme é tão poético e me deixou desidratada de tanto chorar...



"meu destino é amar fermina"

11:24 PM

 
Blogger josi stanger said...

Aaaiiii aaaiiiii! Livro lindo lindo lindo , filme idem. O livro, não li, devorei. O Filme fui ver com meu marido e com meus pais, hehehe e olha que é difícil levá-los ao cinema, meu pai só vai amarrado, minha mãe apesar de gostar, não vai sem ele... meu marido gosta tanto quanto eu, mas como temos filhos pequenos, a tarefa não é tão fácil, mas tentamos. E esse, não perdemos!
outro livro muito bom que virou filme... "A casa dos espíritos"

8:55 AM

 

Postar um comentário

<< Home